Sobre as redes de conhecimentos e significações nas práticas pedagógicas e na formação docente

07, 08 e 09 de dezembro de 2022

Sobre

O primeiro Seminário Educação na Cibercultura tem como finalidade:

– compartilhar práticas de pesquisa e formação de professores na Cibercultura;

– divulgar experiências de pesquisa-formação na cibercultura;

– dialogar com a comunidade científica interessada na interface Educação-Comunicação e Tecnologias;

– criar ambiências para formação continuada de professores e pesquisadores na cibercultura;

– refletir sobre as práticas e criações de professores durante a pandemia;

– denunciar e anunciar quais práticas foram relevantes para pensar a Educação no pós pandemia.

Este Seminário surge com o incentivo de tecer uma rede mais ampla no debate das redes educativas e fenômenos ciberculturais que atravessaram o Ensino Remoto, o afastamento social, a falta da cidade como interface na produção de conhecimento e como os usos das tecnologias digitais em rede foram fundamentais para pensarmos outros modos de fazer currículo na cibercultura, pensando em seus dilemas, desafios e suas potencialidades. Com a pandemia e o isolamento social, acreditamos ser necessário pensarmos e apresentarmos quais atividades desenvolvidas durante a pandemia e pensadas para o pós pandemia articulam o ensino, a pesquisa e as práticas pedagógicas de extensão do Grupo de Pesquisa. Este seminário surge da necessidade em darmos visibilidade a pesquisa institucional, o trabalho de nossos bolsistas de iniciação científica, alunos de graduação e orientandos do EduCiber – Grupo de Pesquisa Educação e Cibercultura no Programa de Pós-Graduação em Educação, Comunicação e Cultura da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, FEBF e por todos os outros que se inspiram nas práticas pedagógicas e na formação docente.

 

Sobre o Grupo de Pesquisa Educação e Cibercultura – EduCiber

O Grupo de Pesquisa Educação e Cibercultura investiga como a Educação, a Cultura e a Comunicação podem potencializar práticas docentes em redes educativas no contexto formal/informal da universidade e da escola básica contribuindo para a formação de professores na atual fase da cibercultura.

Coordenação: Rosemary dos Santos (EDUCIBER/UERJ)

Link do Diretório CNPQ
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1613888313403931

 

Programação

Canal do EduCiber-UERJ

Comitê Organizador

Organização Geral
Profª Dra. Rosemary dos Santos

Coordenação de Comunicação
Alexsandra Barbosa da Silva
Luis Henrique Monteiro de Castro
Michele Silva de Avelar

Comissão artística e de apresentações
Joelma Almeida
Juliana Francisca Rodrigues Pereira
Leonardo Conceição Gonçalves

Comissão de Infraestrutura
Brenda da Silva Ferreira
Íris Moreira da Costa Domingos
Karen Balduino da Silva
Mayara de Oliveira da Silva

Comissão Acadêmica
Ana Carla Araujo Feijole
César Mamedio dos Santos
Leticia Aires de Farias
Rosana Sales de Jesus

Comissão de Divulgação
Karen Balduino da Silva
Lilian Morgana Alves Silva
Renata Rodrigues de Freitas
Yasmin do Nascimento Viana

Design Gráfico
Wigberto Júnior

Agradecimentos
Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ
Faculdade de Educação da Baixada Fluminense – FEBF/UERJ
Programa de Pós-Graduação em Educação – PROPED/UERJ
Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas –  PPGECC/FEBF