Artigos

2022

SANTOS, R.; AMARAL, M. M. ; SANTOS, E. O. . Diários online como dispositivos de pesquisa-formação: uma
conversa com o filme Avatar. PRÓ-POSIÇÕES (UNICAMP. ONLINE), v. 33, p. 1-24, 2022.

SANTOS, R.; DE CASTRO, LUIS HENRIQUE MONTEIRO ; GONCALVES, L. C. . Ideias desviantes e incertezas como elementos para pensar o futuro. REVISTA ENTREIDEIAS: EDUCAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADE, v. 11, p. 119-134, 2022.

SANTOS, R.; SANTOS, E. O. ; PIMENTEL, M. G. ; Carvalho, Felipe da Silva Ponte . NHAS DE FUGAS EM REDE: MODOS DE SER, ESTAR, CONVIVER E EXISTIR. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, p. 6-10-199, 2022.

SANTOS, R.; SANTOS, E. O. ; PIMENTEL, M. G. ; CARVALHO, F. S. P. . PROCESSOS FORMATIVOS E PRÁTICAS DIDÁTICOPEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO ONLINE. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, p. 2-7, 2022.

SANTOS, R.; VELLOSO, Luciana ; COUTO JUNIOR, D. R. . ‘QUANTAS VIDAS VOCÊ VAI SALVAR AGORA?? SOBRE ‘A IMPORTÂNCIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS EM TEMPOS DE COVID-19. HUMANIDADES & INOVAÇÃO , v. 9, p.
68-80, 2022.

SANTOS, R.; AMARAL, M. M. ; COLACIQUE, R. . Estratégias de Empoderamento na Constituição dos Sujeitos Surdos. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL, v. 35, p. 1-23, 2022.

SANTOS, R.; AMARAL, M. M. ; SANTOS, E. O. . Currículos multirreferenciais na ciberpesquisa-formação: uma conversa com o filme ?Avatar?. SÉRIE-ESTUDOS, v. 27, p. 173-195, 2022.

2021

SANTOS, R.; MATURANA, L. L. R. . JOGOS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: NOVAS PLATAFORMAS PARA EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS EM CIBERPESQUISA-FORMAÇÃO MULTIRREFERENCIAL. Educação,Cultura e Sociedade, v. 11, p. 4-23, 2021.

SANTOS, R.; MATURANA, L. L. R. . Experiências formativas ciberculturais na educação básica a partir do mobile game. InterSaberes Revista Científica, v. 16, p. 27-42, 2021.

2020

AMBIÊNCIAS FORMATIVAS EM TEMPO DE NOVAS EDUCAÇÕES: O QUE APRENDEMOSENSINAMOS COM A PANDEMIA – LHM de Castro, R dos Santos

Formação de sujeitos autores-cidadãos na cibercultura: um modo de resistir para re (existir) – MM do Amaral, R dos Santos, AB da Silva

Grupos de Pesquisa Online na Formação de Professores Pesquisadores: produzindo Conhecimento na Cibercultura – R dos Santos, E Santos, DRC Junior

OS MOVIMENTOS CIBERATIVISTAS DE (RE)EXISTÊNCIA NAS REDES SOCIAIS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO – DRC Junior, L Velloso, R dos Santos

Coreografias didáticas e inovações pedagógicas contemporâneas para uma educação emancipadora – MM Amaral, R Santos

AMBIÊNCIAS FORMATIVAS COMO ESPAÇOSTEMPOS DE AUTORIAS NO ENSINO SUPERIOR – RDOS SANTOS, M AMARAL

2019

Rede social e comunicação ubíqua: o que podemos aprender com Black Mirror? – DRC Junior, R dos Santos, L Velloso

Mídias digitais potencializadoras de atos de curriculo e autorías em redes de aprendizagem híbridas – MM do Amaral, F Carvalho, R Santos

OS SENTIDOS DA ESCOLA NAS CONVERSAS DOCENTES DO WHATSAPP – RS de Jesus, R dos Santos

A Discursividades Dos Memes – Memetizando-se Nas Redes Educativas – WC de Almeida, R dos Santos, EO dos Santos

Letramentos digitais: o cinema como dispositivo didático-pedagógico potencializador de atos de currículo, no ensino superior – MM do Amaral, R dos Santos, EO dos Santos

Memetizando: experimentações cotidianas em tempo de cibercultura – FSP de Carvalho, R dos Santos

2018

A Formação de Formadores na Cibercultura e a Atuação Docente Universitária – R Santos

A educação on-line como dispositivo de pesquisa-formação na cibercultura – EO dos Santos, MRF Ribeiro, R dos Santos

Ambiências híbridas-formativas na educação online: desafios e potencialidades em tempos de cibercultura – MRF Ribeiro, FSP de Carvalho, R dos Santos

2017

A FORMAÇÃO DO FORMADOR NA CIBERCULTURA E SUAS AS AMBIÊNCIAS POLÍTICO-FORMATIVAS – R Santos

Grupos de pesquisa online: práticas de orientação coletiva no ensino superior – R Santos

Imagens em blogs educacionais de língua inglesa e as possibilidades de seus usos na prática pedagógica – OCM Sagres, R dos Santos