Projetos de Extensão

Em andamento

Docência na cibercultura: laboratórios de informática, dispositivos móveis e currículos online

O projeto pretende investigar como a docência vem se configurando na segunda fase da cibercultura. A cibercultura é a cultura contemporânea estruturada pelo uso das tecnologias digitais nas esferas do ciberespaço e das cidades ((Santos, 2011). Sua primeira fase foi marcada pela possibilidade de publicação e compartilhamento de conteúdos na rede mundial de computadores, internet. Segundo Santaella (2010), a segunda fase da cibercultura vem se caracterizando pela emergência da web 2 com suas redes sociais, em que destacamos a emergência da educação online, mediada pelos ambientes online de aprendizagem, pela mobilidade e convergência de mídias dos computadores portáteis e da telefonia móvel. Neste contexto, nos interessa compreender se houve mudanças e como estas mudanças vêm estruturando a prática docente na cibercultura. Portanto, lançaremos mão dos dispositivos de pesquisa: observação participante (Macedo), das oficinas (Santos), do diário de itinerância (Barbier, 2002), entrevistas dialogadas e de sessões reflexivas (Freitas). A pesquisa prevê como resultados contribuir para a formação continuada dos professores da Rede Municipal de Duque de Caxias.

O Cineclube como prática de extensão universitária: ampliando repertórios culturais

Este projeto busca fazer a convergência entre o uso do cinema e ambientes digitais em situações e contextos da pesquisa-formação na cibercultura, como práticas de extensão universitária. Desde o ano de 2018 desenvolvemos junto aos professores e alunos da Faculdade de Educação da FEBF o cineclube como dispositivo de pesquisa-formação. A partir de 2019, ampliamos a proposta para comunidade extra UERJ. Este é um projeto de extensão gestado pelo EDUCIBER – Grupo de Pesquisa Educação e Cibercultura, que desenvolve atividades formativas que procuram integrar contextos da universidade, da escola básica e da docência online com experiências mediadas por mídias digitais em rede.

Convergência Midiática, Educação e Docência na Cibercultura

O projeto visa contribuir para a formação de professores e para a ampliação dos debates sobre a educação, a docência e as implicações do uso das tecnologias. O trabalho envolve assim a realização de produções audiovisuais sobre os referidos temas, que visam não só a reflexão acerca da educação no contexto da cibercultura, como também divulgar iniciativas inovadoras de professores em exercício, contribuindo para a formação docente (inicial e continuada) e dos demais profissionais da educação. Em parceria com o Centro de Tecnologia Educacional (CTE), que atua no campo das tecnologias digitais como setor especializado na produção e divulgação do audiovisual. Importante aliado das atividades universitárias de ensino, pesquisa e extensão, o CTE busca contribuir para o diálogo da Uerj com a sociedade ao possibilitar que a universidade produza seus próprios conteúdos midiáticos.

Concluídos

[2018 – 2019] Revista Docência e Cibercultura

A Revista “Docência e Cibercultura”, em versão suportada pelo digital em rede, por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas ? SEER, consistirá num periódico científico, de orientação pluralista, voltado à discussão e divulgação de trabalhos científicos elaborados pela comunidade científico-acadêmica nacional e internacional, composta de alunos de pós-graduação, professores e pesquisadores da área de educação e ensino. Essas produções, sob a forma de artigos científicos ; artigos de revisão ; ensaios acadêmicos ; além de resenhas críticas e elaboração de dossiês, entre outros trabalhos desenvolvidos na Instituição ou, ainda, em instituições parceiras, através de seus colaboradores, terão como foco estudos sobre formação docente, metodologias de pesquisa e práticas pedagógicas com o uso de tecnologias digitais em tempos de mobilidade ubíqua, em conexão com o ciberespaço e as cidades.

[2017 – 2019] Literatura e alfabetização em caminhos indissociáveis

Projeto de extensão que se fundamenta na urgência de a Universidade atuar ativamente na consolidação de uma concepção de aprendizagem significativa, prazerosa e ética nos processos alfabetizadores, entendendo a literatura e a alfabetização em caminhos indissociáveis, de forma que se respeite a complexidade dos indivíduos, que se proporcione uma experiência significativa de fruição e prazer, em que se desenvolva o senso crítico, a dimensão ética e estética do educando e dos educadores. O projeto abrange o trabalho com educadores e alunos da rede de ensino da Baixada Fluminense, discentes e docentes da Faculdade de Formação de Professores – FEBF/UERJ.

[2017 – 2019] Periferia – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas

A Revista Eletrônica Periferia, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação nas Periferias Urbanas da UERJ/FEBF (PPG/ECC), é um periódico semestral, voltado para a publicação de textos inéditos na área de Educação, Ciências Humanas e Sociais. A revista publica artigos e resenhas nacionais e internacionais, e pretende incentivar e integrar a prática da pesquisa científica entre alunos de Graduação e Pós-Graduação, pesquisadores do PPG/ECC e de outros centros de pesquisa.