Projetos de Pesquisa

Em andamento

DOCÊNCIA NA CONTEMPORANEIDADE: PRÁTICAS E PROCESSOS DA CIBERCULTURA COMO PROPOSIÇÃO/CRIAÇÃO DE AMBIÊNCIAS FORMATIVAS 

[2019-2022]

O projeto pretende investigar como a mobilidade, a ubiquidade e a convergência de mídias em suas múltiplas linguagens presentes nos cotidianos podem inspirar práticas docentes em redes educativas no contexto formal/informal da universidade e da escola básica contribuindo para a formação de professores na atual fase da cibercultura. A cibercultura é a cultura contemporânea estruturada pelo uso das tecnologias digitais em rede nas esferas do ciberespaço e das cidades (SANTOS, 2014). Em sua fase atual vem se caracterizando pela convergência dos dispositivos e redes móveis e pela emergência dos artefatos culturais no ciberespaço e nas cidades. Nesse contexto, interessa-nos compreender como a criação de ambiências formativas podem contribuir para a formação de professores em situações de aprendizagem formais e não formais. Optamos pela bricolagem da Ciber-pesquisa formação Multirreferencial e as Pesquisas com os Cotidianos por contemplarem como campo de pesquisa os espaços de atuação do professor-pesquisador. A pesquisa prevê como resultados: a) privilegiar a docência e as novas redes educativas; b) pensar a formação de professores na cibercultura, do ponto de vista das pesquisas dos cotidianos, das práticas pedagógicas e da própria pesquisa acadêmica; c) contribuir com a formação dos professores da Educação Básica e com a produção científica no campo da Educação; d) sistematizar a criação de ambiências formativas articulando o espaço da universidade e das redes sociais criando redes de docência e aprendizagem.